CULTURA E EDUCAÇÃO
Um debate necessário frente aos desafios pedagógicos contemporâneos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar sistematicamente a relação interdependente entre cultura e educação, considerando-as complementares e suplementares em todos os seus aspectos e atividades da vida do ser humano. Apresenta como objetivos específicos: compreender a relação entre cultura e educação; esclarecer o conceito e o significado de cultura; e explicar o papel da escola na preservação e transmissão da cultura. Sendo uma Pesquisa Bibliográfica, de natureza Qualitativa, amparou-se principalmente nos estudos de Brubacher (1961), Brunner (1996), Costa (2000), Eliot (2012), Ellwood (2004), Forquin (1997), Giroux (2001), Moreira (1995), Rugg (1926) e Taylor (1994). As análises empreedidas puderam esclarecer que a educação é obviamente um reflexo das condições sociais, culturais e políticas que prevalecem no exterior. Ela reflete a sociedade, mas tem dentro dela as sementes da dinâmica de mudança e, portanto, pode acompanhar as rápidas mudanças do mundo. Especialmente as escolas não são seguidoras cegas dos ditames da sociedade, mas quando ela degenera podem melhorá-la e entusiasmá-la com uma nova ideia de pensamento e novos horizontes de ideais desejáveis.