05) Paulo Freire: A Educação que Liberta
Resumo
O trabalho aborda o pensamento de Paulo Freire, principalmente sobre a alfabetização de jovens e adultos. Ressalta também o método original criado por este autor entre a década de 1950 e 1960 que alfabetizava baseado na vivência do educando. Sua preocupação em tirar de um mundo silencioso sujeitos ávidos por liberdade, aquela que os ensinaria a dialogar, questionar, levantar hipóteses, buscar soluções para transformar a sua realidade na tentativa de inseri-los no contexto social, garantindo assim, liberdade para participar de forma critica, da evolução do meio onde é peça fundamental para a criação da sua própria história. Paulo Freire em todos os momentos de sua vida educacional demonstrou ser, não apenas um coadjuvante deste mundo contemporâneo, mas sim, um ator principal de um elenco fantástico onde percebemos claramente a preocupação de alguém, que julga ser relevante a construção do saber a partir da prática pedagógica intrínseca do educando. Convida-se assim o leitor a navegar pelas entranhas pedagógicas dessa incrível figura disseminadora da educação de jovens e adultos pelos cinco continentes.
PALAVRAS-CHAVES: Paulo Freire; Educação; Método; Conscientização; Libertação.