BONECAS INCLUSIVAS

Uma abordagem para promover a inclusão social em creches

Autores

  • Rodrigo Aparecido Schlindwein Uniasselvi

Resumo

Este estudo, desenvolvido como um projeto de extensão universitária, enfatiza a inclusão social e a representatividade na primeira infância por meio da inserção de bonecas de pano inclusivas nos Centros de Educação Infantil. A pesquisa, baseada em abordagens aplicadas, exploratórias e de pesquisa-ação, resultou no desenvolvimento de bonecas com características diversas, fornecendo ferramentas pedagógicas para as educadoras. Os resultados indicam que essas bonecas promovem a compreensão da diversidade, estimulam a empatia e o respeito desde cedo. Além disso, foi elaborado um guia prático para replicação do projeto em outras instituições. Ao integrar pesquisa, ensino e extensão, essa iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente, incentivando práticas educacionais que valorizam a diversidade.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Aparecido Schlindwein, Uniasselvi

    Designer Industrial (Univali, 2012) com Mestrado em Gestão de Projetos (ENEB, 2022) e Mestrado em andamento em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (UFSC). Possue Pós-graduação em Engenharia de Desenvolvimento de Produtos e Inovação (Sustentare, 2025), Especialização em Metodologias Ativas para Educação (Uniasselvi, 2024), Coaching e PNL (ENEB, 2022) e Formação Pedagógica em Artes Visuais (Uniasselvi, 2023). Com 10 anos de experiência como professor e 5 anos na gestão acadêmica, atua nas áreas de projeto de design abrangendo moda, produto, gráfico e interiores, além de disciplinas como história do design, gestão de projetos, ergonomia, ilustração, criatividade e inovação.

Downloads

Publicado

20-05-2025