PROFESSORES SEM FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA

reflexões sobre práticas pedagógicas

Autores

Resumo

Este artigo busca evidenciar de que forma docentes sem formação em matemática abordam a disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica e estudo de caso com educadores da educação básica, explora o ensino matemático e as dificuldades enfrentadas por profissionais que, embora não tenham formação específica na área, são responsáveis por introduzir conceitos matemáticos a estudantes dos anos iniciais. Além da análise de referências teóricas, a metodologia incluiu a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão. Esses instrumentos de coleta de dados permitiram conhecer os desafios e estratégias adotadas em sala de aula, contribuindo para ampliação do debate sobre a formação docente e a qualidade do ensino-aprendizagem de matemática. Os resultados obtidos oferecem subsídios para reflexões acerca da necessidade de políticas de capacitação continuada e materiais didáticos adequados ao contexto de educadores multidisciplinares.

Downloads

Publicado

20-05-2025