INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PÓS PANDEMIA

Políticas públicas, recursos pedagógicos e formação docente

Autores

Resumo

A inclusão no ensino de Matemática no período pós-pandemia exige políticas públicas eficazes, recursos pedagógicos acessíveis e formação docente qualificada. A pandemia acentuou desigualdades educacionais, impactando especialmente alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O estudo investiga os avanços e desafios da inclusão, destacando iniciativas como o PNLD Acessível e o Programa Educação Conectada. Apesar dos progressos na adoção de tecnologias assistivas e materiais adaptados, ainda persistem obstáculos como a falta de infraestrutura escolar acessível, desigualdade na distribuição de recursos e escassez de formação docente específica. A elevada evasão escolar de alunos com deficiência reforça a necessidade de estratégias mais eficazes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de legislações, relatórios governamentais e estudos acadêmicos sobre inclusão educacional no ensino de Matemática. São examinadas políticas implementadas no pós-pandemia e seu impacto na equidade educacional. Os resultados apontam que a integração entre políticas públicas, formação docente e recursos pedagógicos é essencial para garantir um ensino de Matemática inclusivo. Destaca-se a importância da capacitação contínua de professores, da ampliação da acessibilidade digital e do monitoramento das políticas educacionais. Conclui-se que a inclusão plena requer um compromisso contínuo do Estado, gestores escolares e educadores para promover um ambiente equitativo e acessível a todos os estudantes.

Biografia do Autor

  • Dr. Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Pedagogo, Psicólogo, licenciado em Matemática.

  • Pedro Henrick Souza Silva, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

  • Thaylla Cristinny Santana Coelho, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

18-02-2025