A EVOLUÇÃO DO HOMESCHOOLING NO DIREITO BRASILEIRO

Autores

  • Paula Cristina Galvão Sousa
  • Amanda Ferreira Lopes de Oliveira Centro de Ensino Superior de São Gotardo

Resumo

Este artigo se propõe a expor a evolução do homeschooling (termo norte-americano para se referir a modalidade do ensino domiciliar) e seus reflexos no Direito à Educação no Brasil, realizando esta análise em conformidade com o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Pretendeu-se também demonstrar de que modo a criação de uma legislação que regulamente o ensino domiciliar, mesmo que de forma opcional, poderá desalinhar as intenções pretendidas pelo sistema regido pela Lei das Diretrizes e Base Nacional e o Plano Nacional de Ensino, mas principalmente se essa modalidade pode ainda ferir outros direitos fundamentais garantidos e protegidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente.

Biografia do Autor

  • Paula Cristina Galvão Sousa

    Bacharela em Direito pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo - CESG.

  • Amanda Ferreira Lopes de Oliveira, Centro de Ensino Superior de São Gotardo

    Mestra em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021), especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (2016) e bacharela em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Professora de Direito Tributário, Prática Cível e Tributária e Direito Constitucional no CESG. Advogada e Sócia em Braga Lopes Advocacia e Consultoria Jurídica.

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Publicado

18-02-2025