Resumo
Existem diversas políticas públicas federais para incluir alunos no ensino superior, como auxílios financeiros para alimentação, moradia e transporte, até mesmo auxílio ingressante cotista, que busca beneficiar alunos com renda familiar bruta per capita inferior a 1,5 salários-minímos. Diante os vários programas federais voltados à inclusão de alunos, neste estudo buscou-se identificar os auxílios disponibilizados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em prol da inclusão de discentes de baixa renda e vulnerabilidade social e compreender aspectos teóricos sobre inclusão e gestão do IFSC. Através da análise documental do Plano de Trabalho para a Revisão da Política de Assistência Estudantil do IFSC foi identificado que o instituto possui programas de inclusão para as pessoas que necessitam de assistência estudantil e que esses programas ajudam na permanência do discente durante todo o curso, podendo minimizar o abandono dos estudos pelos discentes.
Biografia do Autor
-
Natanael Cardozo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
Especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnonógica
-
Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos (ESAG/UDESC). Membra do Núcleo de Estudos Negros NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara). Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.