MÚSICA ARMORIAL: A GÊNESE (JARBAS MACIEL, CLÓVIS PEREIRA, ZOCA MADUREIRA)

Autores

  • Marília Santos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Em 18 de outubro de 1970 nasceu o Movimento Armorial, idealizado e liderado por Ariano Suassuna. O seu objetivo era criar uma arte autenticamente brasileira. Para criar a música armorial, Suassuna convidou Jarbas Maciel, Cussy de Almeida e Clóvis Pereira. Em 1971 Suassuna conheceu Zoca Madureira, e iniciou um “segundo” trabalho armorial voltado para a música. O objetivo desse artigo é apresentar, do ponto de vista histórico, com base na vida de Jarbas Maciel, Clóvis Pereira e Zoca Madureira, a gênese da música armorial. Embora trate-se de um trabalho descritivo, o que está aqui colocado é de fundamental importância para a compreensão do que é a música armorial. As vivências individuais de cada um dos compositores aqui expostos, assim como as relações que eles tiveram com Ariano Suassuna e o Movimento Armorial, são determinantes para a elaboração de uma música que seria classificada como armorial. Com esse artigo também pretendemos contribuir para a área da História da Música e da Educação Musical, proporcionando um conteúdo sistematizado sobre três compositores importantes para a música brasileira e armorial e sua relação com a criação desta última. Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado concluída. Foram realizadas entrevistas com músicos aqui apresentados. Mais de meio século após tocar seus primeiros acordes, a música armorial continua viva e se transformando.

Biografia do Autor

  • Marília Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Mestra em Música, com área de concentração em Etnomusicologia (Universidade Federal da Paraíba), graduada em Música - com láurea acdêmica (Universidade Federal de Pernambuco), e em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru). Atualmente é professora substituta no Departamento de Música da UFPE.

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Publicado

30-06-2021