05) Reflexões sobre o Ato de Avaliar e suas Implicações na (De)Formação dos Alunos

Autores

  • Paula Santana Carvalho
  • Adriana Rodrigues
  • Valter Machado da Fonseca

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir o ato de avaliar e seus reflexos na formação dos alunos a partir da legislação e avanços científicos da área presentes na literatura acadêmica. Argumenta sobre a necessidade de considerar a avaliação como processo inerente ao desenvolvimento humano, que avaliar é próprio do ser que pensa, planeja suas ações e age intencionalmente na/sobre a natureza, ou seja, faz parte da humanização. Dessa forma, esse texto tem por objetivo apresentar um estudo teórico reflexivo e indicações de proposições didático-pedagógicas acerca de indagações sobre  ato de avaliar em consonância com as concepções que os norteiam e suas implicações na formação dos alunos Busca-se, portanto, responder quais são as implicações da avaliação enquanto prática pedagógica para a formação dos sujeitos e como e para quê avaliamos, tendo como base os constructos de Luckesi (2000), Fernandes (2006), Esteban (2008), Chueiri (2008) e Freitas (2010), entre outros. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica e optou-se por fazer um breve histórico do ato de avaliar, seguido pelo aprofundamento na avaliação da aprendizagem com base nos teóricos e pesquisas, concluindo com possíveis respostas às perguntas propostas por essa pesquisa. Com isso, concluiu-se que o ato de avaliar é um meio de se manter disciplina e objeto classificatório, inclusive para o Governo, distanciando as práticas pedagógicas do verdadeiro significado de avaliação. Também se considera necessária uma formação contínua para o professor e que é preciso ter engajamento político para que ocorram mais modificações que propiciem ao aluno o ensino-aprendizagem, bem como novas pesquisas que apontem alternativas para a avaliação da aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da Aprendizagem; Educação Básica; Processo Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

06-01-2019