02) Roda de Conversa com Crianças sobre Suicídio: Uma Proposta de Educação em Saúde Mental

Autores

  • Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha

Resumo

Falar sobre suicídio com crianças, assume uma gama de significações construídas historicamente, sendo reconhecido como um tabu de grandes conotações. Dentre elas, estão presentes a infância como objeto de representações ancoradas na noção de que as crianças são tábulas rasas e devem ser poupadas das contradições e dos vícios sociais, pois caso contrário poderão se tornar imorais pela sua incompletude. No entanto, esforços de diversas áreas científicas tem mobilizado problematizações acerca da representação de crianças e sua participação social, emerge a possibilidade de as crianças ganharem notoriedade nos estudos científicos e, por sua vez, serem consideradas como sujeitos ativos e de direitos, cujo tal princípio é norteador deste artigo. Este estudo objetiva demonstrar a condição ativa das crianças em seus processos de significação da realidade de forma a refletir sobre a necessidade de se pensar uma proposta de educação em saúde mental com foco no suicídio em busca de promover conhecimentos acerca deste fenômeno psicossocial. Para tanto, pensou-se, como estratégia metodológica, a construção de uma roda de conversa com crianças a partir de um roteiro semiestruturado elaborado com base em indicadores empíricos. A roda de conversa sobre o suicídio revela-se como uma fonte educativa de saúde mental. Tal perspectiva sugere pistas para ajudar a pensar a construção de uma proposta educacional em saúde mental que dialogue com o potencial da criança e que valorize a autoria infantil como ponto de partida para o aprendizado e, sobretudo, que aproxime a realidade das crianças, tomando por base seus contextos.

PALAVRAS-CHAVE: Roda de Conversa; Crianças; Educação; Saúde Mental.

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Publicado

06-01-2019