08) Investigando a Aprendizagem da Escrita em um Corpus Digital de Linguagem Infantil
Resumo
Este artigo trata de um estudo sobre a aquisição da escrita infantil, em específico, sobre a aprendizagem escrita de encontros consonantais tautossilábicos (encontros CCV-consoante-consoante-vogal) por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (FONTES-MARTINS, OLIVEIRA-GUIMARÃES, 2009). Foram focalizados quatro encontros CCV: BR, CR (mais frequentes) e GR, FR (menos frequentes). Realiza-se aqui uma discussão sobre a alfabetização, o processo de aquisição da escrita infantil, considerando a interferência de fenômenos da fala na escrita, nas variações ou erros ortográficos (OLIVEIRA, 2005; MORAIS, ALBUQUERQUE, LEAL, 2005). Este estudo tem como fundamentação teórica, principalmente o Modelo de Redes (Bybee, 2001). Esse modelo considera a frequência (de ocorrência e de tipo) como fundamental na emergência da gramática e do léxico. Como um Modelo Baseado no Uso (FERRARI, 2011), ele contribui para a discussão sobre a organização da informação linguística na mente humana, considerando a experiência de uso da língua. Para realizar o presente estudo, foram utilizados dados do corpus digital de linguagem infantil do Projeto e-Labore (CRISTÓFARO-SILVA ET AL., 2007). Os resultados deste trabalho indicam que o fator frequência de ocorrência é relevante para a criança que se encontra no processo de aquisição da escrita dos encontros CCV analisados neste trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: Corpora; Frequência; Aquisição da Escrita Infantil.