03) Parceria entre Parques Urbanos e Escolas: Estratégia de Ensino/Aprendizagem na Educação Ambiental Formal

Autores

  • Emerson Oliveira Brasileiro
  • Reinaldo Dias

Resumo

A educação ambiental está politicamente resguardada, por leis que pressupõem a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. Nesse contexto, os parques urbanos apresentam-se como uma opção de parceria para viabilizar as normas existentes, sendo, portanto, necessário o reconhecimento do atual panorama dessa possível conjunção de estruturas e esforços. Diante disso, este artigo pretendeu verificar a utilização dos parques urbanos como estratégia de ensino/aprendizagem na educação ambiental formal. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um estudo bibliográfico, com foco em definição do “estado da arte”, considerando os principais teóricos, bem como uma apresentação da legislação em vigor, pertinente ao tema. Concluiu-se a legislação brasileira é abrangente e atual, comportando o desenvolvimento de projetos de parceria entre escolas e parques urbanos. Por outro lado, constatou-se a viabilidade e a necessidade de tais projetos para a formação de estudantes em cidadãos ambientalmente educados.

PALAVRAS-CHAVE: Legislação Ambiental; Educação Ambiental; Parques Urbanos; Escolas.

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Publicado

13-06-2013